Make your own free website on Tripod.com

Roberto de Sousa Causo -- Escrever com o Coração

A Ficha do Autor

Home
A Saga de Tajarê
A Corrida do Rinoceronte
Um Excerto de A Corrida do Rinoceronte
Artigo
Links
Publicações Recentes
Como Escrever
Berserker
Nesta semana
Contos
Pé na Estrada
Projetos Atuais
Sobre o Causo
Resenhas
Contato
Ficha do Autor

meu endereço eletrônico

Aqui você tem uma idéia, pelo meu  currículo, das direções em que vão as minhas diversas atividades.

  Autor de “A Dança das Sombras” (contos, 1999) e “Terra Verde” (novela, 2000), Roberto de Sousa Causo tem contos publicados na Argentina, Brasil, Canadá, China, Finlândia, França, Grécia, Portugal, República Checa e Rússia. Desde 1989 é o correspondente brasileiro da publicação norte-americana “LocusThe Magazine of the Science Fiction and Fantasy Field”. Colaborou com o “Jornal de Letras”, “Jornal da Tarde”, “Gazetta Mercantil” e “D. O. Leitura”, e com as revistas “Ciência Hoje” (da SBPC), “Crop” e “Magma” (ambas da FFLCH/USP), “Cult”, “Dragão Brasil”, “Isaac Asimov Magazine” e “Palavra”. Seus ensaios e artigos também apareceram nos Estados Unidos em revistas de estudos de ficção científica como “Extrapolation” e “Science Fiction Studies”. Organizou as antologias de ficção científica “Dinossauria Tropicalia” (São Paulo, 1995) e “Estranhos Contatos” (São Paulo, 1999) e foi o editor de literatura da revista “Quark”. Sua ficção foi premiada nos concursos Prêmio Jerônimo Monteiro, III Festival Universitário de Literatura e Projeto Nascente11.

Como ficcionista, escreve ficção científica, fantasia, horror, e, ocasionalmente, ficção literária.

Em 2003 lançou “Ficção Científica, Fantasia e Horror no Brasil: 1875 a 1950”, estudo histórico e comparativo, publicado pela Editora da Universidade Federal de Minas Gerais. O livro foi muito bem recebido pela imprensa, e recebeu em abril de 2004 o Prêmio SBAF, da Sociedade Brasileira de Arte Fantástica, por sua contribuição a esse campo, no Brasil. A SBAF é uma associação de admiradores de ficção científica, fantasia e horror.

Em 2004 a Editora Devir, de São Paulo, lançou a sua fantasia heróica “A Sombra dos Homens”, primeiro de uma série.

 Vive em São Paulo, com esposa e um filho. 

“Roberto de Sousa Causo é um importante autor, editor e comentador brasileiro.”

— Profa. Andrea Bell, "Science Fiction Studies" # 79.

 “Seu livro é um estudo fundamental para entender a ficção científica brasileira, porque não existe um trabalho de maior extensão com um enfoque brasileiro… Estudo iluminador para quem quiser conhecer a razão de ser da FC brasileira da época estudada, sua história, seus modelos, contextos culturais e editoriais… Coloca suas interpretações de forma clara e lúcida, oferecendo ao leitor um panorama impressionante desta época inicial.”— Profa. M. Elizabeth Ginway, Universidade da Flórida.